Gastronomia

Receita Gastronômica: “RISOTTO AI GAMBERETTI” – Regione Calabria

De origem italiana, a palavra risotto significa, literalmente, “pequeno arroz” ou “arrozinho”. Assim como a maior parte dos pratos que surgiram há muito tempo, existem várias histórias e lendas sobre a origem do risoto.

Segundo alguns historiadores, o prato teria surgido na região da Lombardia, norte da Itália, no século XI, quando o sul do país era dominado pelos Sarracenos (uma das formas usadas pelos cristãos da Idade Média para designarem genericamente os árabes ou os muçulmanos), povo que introduziu o grão utilizado na preparação.

No entanto, o prato que iremos apresentar na Rádio Italiana é o Risoto de Camarão. Mesmo o risoto tendo suas origens na Lombardia, o risoto de camarão, especificamente, foi aprimorado pelos calabreses, justamente pela fartura de camarões na região.

Ingredientes:
800 gramas de camarões frescos, sete barbas, com casca
1 cebola
1 cenoura em rodelas
bouquet garni (salsinha, louro e tomilho)
2 dentes de alho amassados
2 tomates maduros
sal a gosto
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
suco de 1 limão
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de vodca

Para o risoto:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande picada
2 tomates maduros picados em cubinhos
1 e ½ xícara (chá) de arroz próprio para risoto (arborio)
1 xícara (chá) de vinho branco seco
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
1 colher (sopa) de manteiga gelada

Para decorar:
Galhos de salsa a gosto
200 gramas de camarões grandes

Modo de preparo:
Limpe os camarões, lave-os e reserve as cascas. Faça, então, o caldo: descasque a cebola, corte-a em quatro partes. Em uma panela, coloque as cascas do camarão, junte 3 litros de água, a cebola, a cenoura em rodelas, o sal, a pimenta e o bouquet garni. Cozinhe em fogo alto até reduzir pela metade. Retire do fogo, coe e reserve. Tempere os camarões com sal e o suco de limão. Aqueça uma frigideira em fogo alto e derreta a manteiga junto com os tomates cortados em cubinhos. Depois, refogue os camarões por 2 minutos, flambe com a vodca, transfira para um recipiente e reserve.

Agora, o risoto:
Na mesma panela, coloque o restante da manteiga, frite a cebola e refogue o arroz. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Adicione o caldo de camarões aos poucos e mexa até o arroz ficar cozido al dente. Junte, então, os camarões (tanto o sete barbas quanto os grandes), o parmesão e a manteiga gelada. Mexa para incorporar todos os ingredientes. Sirva o risoto em prato fundo, decorado com galhos de salsa e alguns dos camarões graúdos por cima.

Rendimento: de 4 a 6 porções

Tempo de preparo: cerca de 30 minutos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios