Notícias

REFORMA NO SENADO: “É o início de uma mudança histórica” diz primeiro-ministro italiano Matteo Renzi

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, se mostrou otimista com o trabalho do Senado da Itália e com os bons resultados que as reformas trarão. "Temos capacidade para fazer as reformas e eu estou otimista que encontraremos um acordo para mudar a lei eleitoral. Depois, podemos nos concentrar nos verdadeiros problemas das pessoas. É o início de uma mudança histórica", disse o premier ao sair de uma reunião com o ministro do Interior, Angelino Alfano.

Ele destacou que a reforma no Senado italiano é necessária para "fazer uma política menos cara e com menos pessoas" e agradeceu o "empenho dos senadores, pois a política está fazendo a sua parte". "Há ainda muito o que fazer e é preciso utilizar passos de uma maratona, não de uma corrida de velocidade. Mas, os italianos pediram para a gente mudar e nós mudaremos", comentou Renzi ao falar sobre o fim do bicameralismo perfeito.

A ideia do governo para o Senado é transformá-lo em uma "Câmara das Autonomias", que terá atuação voltada para assuntos regionais e 100 membros, ao invés dos 315 atuais. Desse total, 95 seriam escolhidos pelas assembleias legislativas do país, e os outros cinco seriam nomeados pelo presidente da República.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios