Notícias

Cidade de Pompéia finaliza restauração de afescos da casa da “Fontana Piccola”

Após quase um ano, foi concluída a restauração do segundo lote de afrescos da casa da Fonte Pequena. Em abril do ano passado foi inaugurada e apresentada ao público a primeira etapa das restaurações, que incluiu a pintura em mural, com cenas de paisagem pluvial e arquiteturas, edifícios sacros, figuras e embarcações.

A recuperação dos afrescos da domus, que em breve terá concluído o terceiro e último lote, foi possível graças à cooperação promovida pela Superintendência especial do Patrimônio Arqueológico de Nápoles e Pompeia, com a Fundação CittàItalia – que há anos trabalha em campanhas de sensibilização e de coleta de fundos e recursos junto a particulares e empresas, para recuperar e proteger o patrimônio artístico e cultural italiano, e a Associação para Pompeia, a união de empresários e profissionais que ajudou a levantar os fundos necessários.

As obras de restauração, que custaram cerca de € 10 mil por lote, foram realizadas sob a supervisão da Superintendência e em particular do Diretor das oficinas de restauração, Ernesto De Carolis, sob a direção do conservador diretor-coordenador Stefano Vanacore.

O trabalho, confiado ao restaurador Francesco Esposito, se concretizou com o uso de várias metodologias de intervenção, destinadas a restabelecer a aderência da argamassa ao substrato, a tratar a película pictórica e a demolir o reboco de concreto.

A casa da Fontana Piccola é assim chamada pela presença no pátio de uma magnífica fonte-gruta revestida de mosaicos e ornada com esculturas, que é cercada pelas paredes ricamente decoradas com afrescos, que foram o alvo da primeira etapa de restauração.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios