Notícias

Região italiana compra doses da vacina russa Sputnik V

A região da Campânia, na Itália, fechou um acordo para compra de doses da vacina anti-Covid Sputnik V, produzida pelos russos do Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia, informam fontes à agência Ansa.

A negociação foi levada adiante pela empresa Soresa, que atua em diversas frentes do governo regional em operações de caráter patrimonial e econômico, e que verificou com vários produtores de imunizantes a compra de novas vacinas contra o coronavírus Sars-CoV-2. O acordo final foi fechado com a Humane Vaccine, que é a representante do Fundo Russo para Investimentos Diretos (RDIF).

No entanto, o acordo está “congelado”, aguardando que o imunizante receba a autorização para uso da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). A documentação ainda está sendo analisada pelos técnicos do órgão.

A possibilidade de compra da Sputnik V surge porque essa não é uma vacina que está no portfólio de imunizantes adquiridos pela Comissão Europeia. Com isso, os governos estão livres para negociar a compra.

A Hungria, por exemplo, foi o primeiro país europeu a adquirir o imunizante com os russos e outros países, como a Alemanha, já demonstraram interesse também na produção do produto.

Testes na Itália –

Também nessa sexta-feira, o Instituto Lazzaro Spallanzani de Roma anunciou que os testes clínicos da Sputnik V contra variantes do coronavírus Sars-CoV-2 serão iniciados “após a Páscoa” – ou seja, a partir de 5 de abril.

Os ensaios serão feitos em parceria com o Gamaleya e quer verificar qual a eficácia do imunizante contra as mutações, especialmente, a brasileira, a britânica e a sul-africana, que estão cada vez mais se tornando predominantes no país.

Ainda serão feitos testes com quem já tomou a primeira dose de uma vacina “similar”, como no caso da AstraZeneca. Esse tipo de estudo já está sendo feito também no Reino Unido e na Rússia. A primeira fase de pesquisas será realizada em 100 voluntários.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios