NotíciasVariedades

REGIONE MARCHE: Pesaro é eleita capital italiana da cultura para 2024

A cidade de Pesaro foi escolhida como capital italiana da cultura para 2024.

Situado na região de Marche, na costa adriática da Itália, esse município de quase 100 mil habitantes superou outras nove finalistas, incluindo Ascoli Piceno, Grosseto, Siracusa, Viareggio e Vicenza.

O título de capital italiana da cultura é conferido anualmente pelo governo e serve de catalisador para um intenso calendário de eventos que vai de janeiro a dezembro.

De acordo com o júri, Pesaro foi escolhida por ter apresentado uma “candidatura que, valorizando um território extraordinariamente rico de testemunhos históricos e preciosidades paisagísticas e ambientais, propõe ações concretas para favorecer a integração, a inovação e o desenvolvimento socioeconômico”.

“O esforço para o envolvimento das jovens gerações em um programa exigente parece particularmente interessante à luz dos desafios que as incertezas de hoje apresentam”, diz um comunicado do governo.

O prefeito de Pesaro, Matteo Ricci, afirmou que “a vitória é dedicada a Kharkiv”, segundo município mais populoso da Ucrânia e que é alvo de intensos bombardeios por parte da Rússia – ambas são reconhecidas pela Unesco como “cidades criativas para a música”. “Espero que em breve Kharkiv possa voltar a soar junto conosco”, acrescentou Ricci.

O título de capital italiana da cultura foi instituído em 2015 e atualmente é detido por Procida, nos arredores de Nápoles. Já em 2023, a honraria será dividida entre Brescia e Bergamo, municípios da Lombardia duramente afetados pela pandemia de Covid-19, especialmente nos primeiros meses.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios