Notícias

REPERCUSSÃO NEGATIVA: Recusa da extradição de Battisti é ‘inaceitável’, diz governo da Itália

O governo da Itália afirmou que considera "incompreensível e inaceitável" a possível decisão do governo brasileiro de se recusar a extraditar o ex-ativista de esquerda Cesare Battisti.

A informação está em nota divulgada pelo governo de Silvio Berlusconi.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu de não extraditar Battisti.

Na nota, o governo italiano afirma que, nas últimas horas, insistiu no pedido de extradição e que, se Lula optar pela negativa, terá de explicar tal escolha "não apenas ao governo, mas a todos os italianos e em particular às famílias das vítimas".

A notícia de que Lula optou por conceder asilo a Battisti repercutiu na Itália, provocando críticas da imprensa e de políticos, que afirmaram que o governo italiano deve recorrer da decisão.

Battisti fugiu de uma prisão italiana em 1981 e viveu muitos anos na França, mas deixou o país quando o governo francês aprovou sua extradição, em 2006.

Ele foi preso em março de 2007.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou no ano passado que ele deveria ser extraditado após ter sido condenado à revelia em seu país em em 1993 por quatro assassinatos e cumplicidade em crimes cometidos na Itália no final da década de 1970, quando grupos radicais de extrema esquerda promoveram uma campanha de sequestros e assassinatos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios