Notícias

Restaurantes italianos lançam nova “moda” para servir peixes

Está nascendo uma nova forma de comer peixe na Itália: o "risto-pescheria", um misto de restaurantes e pescarias. A moda, que começou principalmente nas cidades litorâneas do sul da Itália, relembra as práticas de antigamente.

O jantar "alternativo" tem como principal atração o fato de que os próprios pescadores levam os peixes, que foram pescados poucas horas antes, diretamente aos restaurantes. A ideia tem o propósito de aproximar as pessoas dos processos produtivos da pesca e assim incentivar o consumo. "Acreditamos que essa ideia é uma tendência de mercado muito positiva, uma maneira de integrar a linha de produção e, ao mesmo tempo, seguir as tradições locais italianas em contrapartida das grandes indústrias do setor" disse à agência Ansa Marcello Fiore, CEO da FIPE, associação responsável pelo setor de restaurantes, entretenimento e turismo.

A pesca é um dos mercados mais afetados pela crise econômica que atingiu a Itália nos últimos oito anos e os números de importação confirmam o problema. Desde o momento da pesca até a chegada ao supermercado, o preço do peixe pode aumentar até 20 vezes.

Além disso, cerca de 45% dos italianos não entendem muito sobre os diferentes tipos de peixes que o mercado oferece, segundo a associação Federcoopesca-Confcooperative. Por isso, a oportunidade de conhecer pessoalmente os pescadores de seus peixes pode gerar um apreço maior pela comida. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios