Notícias

Restos mortais do Papa João Paulo II serão expostos para visitação na Basílica de São Pedro

Os restos mortais do Papa João Paulo II serão expostos para visitação na Basílica de São Pedro, em frente ao Altar da Confissão, logo após a sua beatificação, em 1º de maio, segundo anunciou o Vaticano.  A Santa Sé divulgou a programação da beatificação, que foi dividida em cinco etapas. Na primeira, haverá a preparação para a vigília da cerimônia.

A vigília ocorrerá das 21h às 22h30 locais (das 17h às 18h30 no horário de Brasília) em 30 de abril e será presidida pelo Vigário Geral de Sua Santidade para a diocese de Roma, o cardeal Agostino Vallini, no Circo Massimo de Roma. A preparação ocorrerá das 20h às 21h locais (das 16h às 17h no horário de Brasília).

Em um segundo momento, em 1º de maio, ocorrerá a celebração da beatificação na Praça de São Pedro às 10h locais (6h no horário de Brasília), que será presidida pelo Santo Padre. A data, o primeiro domingo depois da Páscoa, coincide com o dia da Misericórdia Divina, instituído pelo próprio João Paulo II, segundo as celebrações católicas. 

Não haverá nenhuma distribuição de ingressos para assistir à cerimônia, mas o acesso à praça e às regiões próximas será controlado pelos efetivos de segurança. 

A visita aos restos mortais do novo beato será permitida a todos os fieis na terceira etapa, logo após a beatificação. Na quarta fase, a Missa de Agradecimento de 2 de maio, às 10h30 locais (6h30 no horário de Brasília) na Praça de São Pedro,  será presidida pelo secretário de Estado vaticano, o cardeal Tarciso Bertone.

Por último, haverá o enterro dos restos mortais de Carol Wojtyla na Igreja de São Sebastião, dentro da Basílica de São Pedro, em uma cerimônia fechada ao público. 

A Prefeitura da Casa Pontifícia foi informada da possibilidade de cambistas oferecerem, principalmente pela internet, ingressos para a cerimônia de beatificação de João Paulo II. 

Frente a isso, as autoridades vaticanas reiteraram que as entradas, assim como as concedidas nas cerimônias pontifícias e nas audiências gerais, são gratuitas e que nenhuma pessoa pode exigir pagamento. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios