Variedades

Retábulo de Piero della Francesca é recomposto após 5 séculos

Um retábulo assinado pelo pintor italiano Piero della Francesca (1415-1492) foi recomposto pela primeira vez desde seu desmembramento, ocorrido provavelmente no fim do século 15.

Trata-se do Políptico de Santo Agostinho, feito inicialmente para ocupar o altar maior de uma antiga igreja agostiniana em Sansepolcro, na região da Toscana.

A recomposição do retábulo foi feita pelo Museu Poldi Pezzoli, situado em Milão e que conseguiu reunir os oito painéis conhecidos (o painel central e grande parte da predela estão desaparecidos) para uma exposição sobre Piero della Francesca, artista que marcou a primeira fase do Renascimento italiano.

Dos oito painéis, um pertence ao Poldi Pezzoli, enquanto os outros são de propriedade da Frick Collection, de Nova York, com quatro, e da Galeria Nacional de Londres, do Museu Nacional de Washington e do Museu de Arte Antiga de Lisboa, com um cada.

O retábulo poderá ser visto no mesmo ambiente até o próximo dia 24 de junho. “É a reunião do século”, disse a diretora do Museu Poldi Pezzoli, Alessandra Quarto, que se aproveitou do fechamento temporário da Frick Collection e conseguiu convencer as outras instituições a emprestar suas partes da obra.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios