Notícias

Reunião do Eurogrupo sobre dívida acaba sem acordo

Permanece o impasse nas negociações para estender o pacote de ajuda europeu à Grécia. O Eurogrupo – fórum que reúne os ministros de Finanças da zona do euro – realizou seu enésimo encontro para discutir o tema e, mais uma vez, um acordo não foi alcançado.

Atenas tenta obter até o fim de junho um auxílio financeiro de pouco mais de 7 bilhões de euros, dinheiro que seria usado para pagar uma parcela de 1,6 bilhão de euros do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao país que vence no próximo dia 30.

Sem esse pacote, Atenas não deve conseguir pagar a dívida. No entanto, para ter acesso aos recursos, a União Europeia exige do primeiro-ministro Alexis Tsipras um amplo plano de reformas, incluindo aumento de impostos e revisão de aposentadorias.

Esses dois pontos estão entre os principais motivos de discórdia nas negociações, uma vez que o premier foi eleito com a promessa de acabar com a austeridade imposta por Bruxelas. "Depois da proposta da Grécia, estou confiante de que alcançaremos um compromisso que ajudará a zona do euro e o país a saírem da crise", disse Tsipras.

Já o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schauble, não se mostrou tão otimista. Grande entusiasta do rigor fiscal, ele declarou que Atenas "andou para trás" e que não foram feitos muitos progressos até aqui.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios