Notícias

Presidente dos EUA Barack Obama, se reúne com o Papa Bento XVI pela primeira vez

O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu ao Papa Bento XVI, que fará o possível para reduzir o número de abortos no país, informou o Vaticano. Obama e o Pontífice conversaram em reservado por cerca de 40 minutos no estúdio particular do Papa no palácio do Vaticano.

 

Foi o primeiro encontro entra as duas autoridades desde que Obama tomou posse, em janeiro. Segundo o Vaticano, bioética e vida foram os assuntos centrais da conversa.

 

– Obama falou ao Papa sobre seu compromisso de reduzir o número de abortos e sua atenção e respeito pelas posições da Igreja Católica – disse a jornalistas o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

 

Antes, em um gesto surpreendente, o Pontífice presenteou o presidente americano com um documento da Congregação para a Doutrina da Fé, 'Dignitas Personae', que explica a contrariedade da Igreja ao aborto e às pesquisas com células-tronco.

 

– Essa leitura pode ajudar o presidente a entender melhor a posição da Igreja nessas questões –

disse o secretário particular do Papa disse aos jornalistas depois do encontro.

 

Logo após ter assumido a presidência, no início do ano, o mandatário americano revogou uma ordem que proibia o envio de fundos a grupos de aborto, como associações de aconselhamento e planejamento familiar. Em março, ele suspendeu as restrições para pesquisas com células-tronco, realizadas com verbas do governo.

 

Bento XVI também entregou a Obama uma cópia de sua nova encíclica, 'Caritas in Veritate', publicada na última terça-feira.

 

– Irei lê-la durante o voo – disse Obama, que chegou ao Vaticano após ter participado da 35ª Cúpula do G-8, que ocorreu na cidade italiana de Áquila.

 

Ele foi recebido pelo Papa por volta das 16h20m locais (11h20m no horário de Brasília). No início do encontro, os dois se cumprimentaram com um cordial aperto de mãos.

 

Antes de chegar ao Vaticano, Michelle Obama e as filhas Malia e Sasha fizeram um tour particular pela Basílica de São Pedro e pela Capela Sistina. Depois que a conversa particular entre o Papa e Obama terminou, Michelle Obama uniu-se aos dois.

 

Às 17h17m (12h17m no horário de Brasília), o líder democrata deixou o Vaticano. Ao se despedir, ele também saudou o prefeito da Casa Pontifícia, cardeal James Harvey, que é seu compatriota.

 

O Papa disse a Obama, que é cristão:

 

– Eu rezo por você.

 

– É uma grande honra para mim. Muito obrigado – disse Obama.

 

Antes do início da audiência, que ocorre a portas fechadas, os dois também posaram para fotos. Sorridente, Obama brincou:

 

– Tenho certeza de que o senhor está habituado com fotografias… eu também.

 

Perspectivas de paz no Oriente Médio também estiveram em pauta

 

Segundo o Vaticano, "as perspectivas de paz no Oriente Médio" e outros temas de política internacional também estiveram em pauta na reunião entre Obama e Bento XVI. Os resultados da Cúpula do G-8, da qual Obama participou durante a semana, em Áquila, na Itália, também estiveram no centro das discussões.

 

– Foi muito produtivo, em especial hoje – disse Obama ao Papa sobre o G-8, que, entre outras coisas, prometeu US$ 20 bilhões em auxílio agrícola para ajudar os países pobres a produzir alimentos.

 

Obama chegou ao Vaticano sob forte segurança. Boa parte da área em torno do Vaticano foi bloqueada e os serviços de celulares foram interrompidos enquanto passava o comboio do presidente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios