Notícias

CLASSIFICAÇÃO “THOMSON REUTERS”: Lista de cientistas mais citados tem 55 italianos

A classificação internacional dos pesquisadores mais citados do mundo realizada pela Thomson Reuters, revela que dos 3,2 mil profissionais mais citados, 55 são italianos, entre eles 5 mulheres.

Os nomes foram selecionados "entre os melhores e mais brilhantes cientistas de nosso tempo", informou o próprio instituto.

O ranking avaliou os pesquisadores mais citados no período entre 2002 e 2012. Estes profissionais "influenciam a futura direção dos seus setores de pesquisa", avalia a Thomson Reuters. Os pesquisadores selecionados poderão publicar em seus sites um "selo de garantia" com a frase "Highly Cited".

Os italianos representam 2% da lista, mas em alguns setores ocupam um papel de grande importância, como na Medicina. Outras áreas com presença significativa de estudiosos italianos e a de Farmacologia, Agronomia e Espacial.

Entre as entidades na quais estes profissionais trabalham estão o Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf, na sigla em italiano), Conselho Nacional das Pesquisas (Cnr, em italiano), Instituto Italiano de Tecnologia (Lit, em italiano) e Agência Espacial Italiana (Asi, em italiano).

Entre as Universidades que se destacam estão a de Parma, Bolonha, Turim, Pádua, Florença, Cagliari, Ferrara, Trieste, Áquila, Calábria, Politécnico de Milão, Instituto Mario Negri.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios