Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Robert De Niro apresenta versão restaurada de “1900”, de Bertolucci, em Roma
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Robert De Niro apresenta versão restaurada de “1900”, de Bertolucci, em Roma
Notícias

Robert De Niro apresenta versão restaurada de “1900”, de Bertolucci, em Roma

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O ator Robert De Niro apresentou em Roma, uma exibição especial da versão restaurada do longa “1900”, clássico do cineasta italiano Bernardo Bertolucci que completa 50 anos de lançamento em 2026.

O evento, parte da programação da 12ª edição do “Il Cinema in Piazza” (“Cinema na Praça”), reuniu uma multidão na Piazza San Cosimato, em Trastevere, e foi organizado por um grupo de jovens cinéfilos da Fundação Piccolo America, instituição que contou com o apoio de Bertolucci e que atualmente é liderada por Valerio Carocci.

https://www.provincia.biella.it/

Na ocasião, a lenda de Hollywood relembrou os tempos de filmagem de “1900”, drama cult sobre a luta de classes e a ascensão e queda do fascismo, onde De Niro interpretou o personagem Alfredo Berlinghieri ao lado de outros grandes nomes no elenco, como Gérard Depardieu, Donald Sutherland, Stefania Sandrelli, Dominique Sanda, Burt Lancaster, Alida Valli e Laura Betti.

Carocci e o jornalista Antonio Monda, ex-diretor do Festival de Cinema de Roma, mediaram um bate-papo com o astro americano sobre sua relação com Bertolucci e com a obra em questão.

Aos 82 anos de vida, De Niro disse ter se “esquecido” sobre como conheceu o cineasta italiano, mas se lembra de ter ficado “impressionado com o roteiro” do filme.

“Ele [Bertolucci] era muito simpático, mas, a princípio, achei que fosse louco”, contou o ator americano, acrescentando que havia uma cena em “1900” na qual ele deveria interpretar uma versão “mais velha de si mesmo”, e que foi gravada “no início do longa”, o que, na sua visão, foi um erro.

“E, de fato, acabamos refazendo-a no final: eu e Depardieu”, revelou De Niro.

“O caso é que eu estava acostumado a filmar em ordem cronológica, mas Bertolucci não trabalhava assim”, explicou o astro, que interpretava um herdeiro de uma família de latifundiários e contracenava com Depardieu, que vivia o trabalhador rural comunista Olmo Dalcò.

Entre tantos “não me lembro”, De Niro não esqueceu as dificuldades nos sets de filmagem de Bertolucci nem a qualidade dos restaurantes locais. “Tive muita dificuldade com o idioma. Havia pessoas que não falavam italiano, como eu, e outras que falavam apenas francês ou inglês”, disse, mencionando ainda “os magníficos restaurantes de Reggio Emilia”, na região da Emilia-Romagna.

https://www.provincia.biella.it/

Carocci provocou De Niro com uma pergunta política sobre por que e como Bertolucci utilizou recursos de Hollywood para realizar um longa “de liberdade contra o fascismo”.

“É claro que é um filme sobre o fascismo, mas não sei exatamente o que aconteceu. [Também] não sei se ele [Bertolucci] era comunista ou socialista; mas, sem dúvidas, [‘1900’] foi feito para o povo”, respondeu De Niro.

Ao final da conversa, o ator hollywoodiano saudou a plateia com um “Deus abençoe a Itália”.

“1900” é um filme de 1976, que foi restaurado pela 20th Century Fox, Paramount Pictures, Instituto Luce-Cinecittà e Cineteca de Bolonha, com a colaboração de Alberto Grimaldi e apoio de Massimo Sordella no laboratório L’Immagine Ritrovata, sob a supervisão de Bernardo Bertolucci e do diretor de fotografia Vittorio Storaro.

Bertolucci faleceu aos 77 anos em 2018. 

Você pode se interessar também por ...

Recém-nascido morre de hipotermia após desembarque na ilha de Lampedusa, sul da Itália
Meloni adia coletiva de imprensa de fim de ano mais uma vez
É ilusão dizer primeiro economia, depois ambiente, diz presidente italiano Mattarella
Lula insiste que Mattarella e Meloni visitem Brasil
Líderes mundiais lamentam morte de Bento XVI
TAGGED:de BertolucciRobert De Niro apresenta versão restaurada de "1900"
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Governo Giorgia Meloni rechaça pressões por renúncia após derrota no Parlamento

Fabio Botto
Fabio Botto
15 de julho de 2026
Itália diz que América Latina é sua “prioridade”
União Europeia anuncia acordo com Ucrânia para potencializar produção de drones
Ministério Público de Milão pede arquivamento de inquérito contra ex-chefe de arbitragem na Itália
Itália confirma condenações por morte de paquistanesa que rejeitou casamento arranjado
Papa Leão XIV aceita renúncia de bispo no Peru afastado após acusações de abuso
Governo Meloni prepara mudança em sistema eleitoral a 1 ano de voto
Roma recebe nova rodada de negociações entre Líbano e Israel
Atriz de “O Exorcista” receberá Leão de Ouro no Festival de Veneza 2026
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?