Notícias

Ministros da União Europeia propõem bloqueio de fronteiras externas até julho

Os ministros do Interior da União Europeia chegaram a um acordo para estender o fechamento das fronteiras externas do bloco até o dia 1º de julho.

A proposta foi anunciada pela comissária de Assuntos Internos da UE, Ylva Johansson, após uma videoconferência entre ministros de todos os Estados-membros. “Estamos trabalhando em um comunicado que será aprovado na próxima semana”, disse.

O bloqueio atual das fronteiras externas da União Europeia vale até o dia 15 de junho, restringindo a entrada de cidadãos extracomunitários no bloco, a não ser por motivos essenciais.

A ampliação do fechamento também envolveria os outros países do Espaço Schengen, como Suíça e Noruega.

Ex-epicentro da pandemia do novo coronavírus, a União Europeia conseguiu achatar a curva epidêmica e vive agora uma fase de reabertura das atividades e de adaptação a uma nova normalidade.

Johansson também disse acreditar que a livre circulação dentro do Espaço Schengen será plenamente restabelecida até o fim de junho. A Itália, por exemplo, já reabriu as fronteiras para cidadãos da UE, mas alguns países, como a Áustria, ainda mantêm o bloqueio para italianos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios