Notícias

Roma e Milão lideram intolerância no Twitter, diz pesquisa

Roma e Milão são as cidades italianas onde há mais casos de ofensas pelo Twitter. Esta é a conclusão de uma pesquisa conduzida pelo Observatório Italiano sobre os Direitos em parceria com as universidades de Milão, Bari e Sapienza e que analisou o fluxo e conteúdo dos tuítes em todo o país, criando um "mapa" dos lugares mais intolerantes.

O resultado apurado entre agosto de 2015 e fevereiro de 2016 aponta que nessas duas cidades se concentra o maior índice de comentários machistas, racistas e homofóbicos nas redes sociais.

Em Milão, o número de mensagens preconceituosas foi de exatamente 15.636, dos quais 5.345 contra as mulheres, 1.032 racistas e 967 homofóbicos. Já em Roma este número é ainda maior: 20.755 tuítes, sendo 5.120 referentes à mulheres, 1.749 aos imigrantes, 1.268 aos muçulmanos e 1.324 a homossexuais.

Nestas metrópoles chovem insultos: adjetivos como "negros", "sulistas", "prostitutas" e "gays" são comumente usados de maneira pejorativa e ninguém escapa, nem mesmo o papa Francisco, que foi rechaçado pela comunidade virtual após ter dito que "judeus e cristãos são uma única família".

Além disso, casos de homofobia foram relatados durante as apresentações do Festival de Sanremo em fevereiro deste ano, que contou com manifestações de artistas a favor da adoção por casais homossexuais. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios