Notícias

Nuvem de cinzas de vulcão fecha aeroportos na Itália neste domingo

Neste domingo, foram os aeroportos do norte da Itália que precisaram ser fechados por conta da nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull, que chega à região.

Estão fechados os terminais Linate e Malpensa, em Milão, além dos de Bérgamo, Turim, Gênova, Bolonha, Verona, Pisa e Florença. Os aeroportos de Veneza, Trieste e Rimini seguem abertos.

Segundo especialistas, a nuvem deve comprometer o espaço aéreo italiano até o fim da tarde. Depois, ela segue em direção aos Bálcãs, Grécia, Alemanha e Áustria. Os voos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, não foram afetados até o momento.

A Eurocontrol, autoridade europeia de aviação, informou que cerca de 40% dos voos entre a Europa e a América do Norte sofreram atrasos ou foram cancelados neste sábado, depois que as cinzas vulcânicas se elevaram até 9,1 quilômetros de altitude e cobriram uma área de dois mil quilômetros.

Na Espanha, os aeroportos reabriram neste domingo, mas o fechamento de 20 terminais no sábado prejudicou cerca de 40 mil passageiros e fez o governo reforçar outros serviços, como os trens. Na França, pelo menos 20 voos foram cancelados. A companhia Ryanair suspendeu partidas e chegadas em Marselha.

No começo da semana, os espaços aéreos da Irlanda, da Irlanda do Norte e partes da Escócia foram afetados pelo problema. No mês passado, nuvens de cinzas vulcânicas vindas da Islândia provocaram o fechamento de aeroportos europeus por seis dias. Cem mil voos foram cancelados e estima-se que a indústria da aviação possa ter sofrido prejuízos de quase US$ 6 bilhões.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios