Notícias

Mergulhadores dos “carabineiros” de Genova recuperam navio romano datado do século I d.C.

A cem metros de profundidade, no mar de Varazze (Savona), os mergulhadores dos Carabineiros de Genova recuperaram um navio romano datado do século I d.C.. De acordo com as primeiras verificações, o navio transportava centenas de ânforas, muitas das quais ainda estão intactas. Trata-se de um dos achados mais importantes dos últimos anos. Um porta-voz da seção subaquática dos Carabineiros, fotografou as peças com o robô submarino "Pluto", que revelou centenas de ânforas ainda fechadas e com sua carga intacta.

O porta-voz lembrou que o Alto Tirreno era a principal rota de comércio de alimentos, mel, especiarias e vinhos entre a República e o Império Romano e as várias colônias do Mediterrâneo ocidental.

Somente as ânforas que estavam no convés foram danificadas pelas redes de arrasto dos pescadores que, ao serem quebradas, denunciaram a presença da grande embarcação quando os fragmentos vieram à superfície ou ficaram visíveis na areia do fundo.

Será Pluto que, com suas garras de metal, resgatará as ânforas uma por uma, levando-as à superfície e permitindo que os especialistas da Universidade de Gênova examinem o conteúdo para descobrir quais os alimentos consumidos na Roma Antiga.

Toda a área foi declarada "fora dos limites" pela Capitania do Porto e pela Superintendência dos Bens Arqueológicos da Liguria, para evitar danos maiores à carga do navio romano e dificultar o trabalho dos saqueadores.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios