Notícias

Saída de coordenador abre nova crise na base aliada do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi

O coordenador da legenda conservadora Nova Centro-Direita (NCD), Gaetano Quagliariello, renunciou ao cargo por estar descontente com a presença da sigla na coalizão centro-esquerdista do primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi.

A demissão foi anunciada por meio de uma carta ao ministro do Interior Angelino Alfano, líder e fundador do NCD, na qual Quagliariello exprime suas "diferenças" em relação à "linha política" adotada pelo partido.

Segundo o jornal "Corriere della Sera", o coordenador estaria até cogitando abandonar a legenda caso ela continue dando apoio ao governo. "Eu não forcei ninguém a entrar no NCD quando era necessário um gesto de coragem e não seguro ninguém", rebateu Alfano.

A Nova Centro-Direita foi criada em novembro de 2013, após uma divisão no Povo da Liberdade (PDL), ex-partido de Silvio Berlusconi.

Em um momento de crise no governo do então premier Enrico Letta, o PDL tinha ameaçado deixar a coalizão caso o processo de cassação do ex-Cavaliere avançasse no Senado, o que acabou acontecendo no fim daquele ano.

Isso obrigou Letta a passar pelo voto de confiança no Parlamento, mas uma deserção no PDL liderada por Alfano, na época também vice-primeiro-ministro, salvou o gabinete. No início de 2014, com a ascensão de Matteo Renzi ao poder, o líder do NCD foi mantido no Ministério do Interior, já que seu partido, apesar de pequeno, é essencial para garantir a maioria do governo no Senado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios