Notícias

POLÍTICA: Umberto Bossi ameaça retirar confiança ao governo

O líder da Liga Norte, Umberto Bossi, ameaçou retirar a confiança ao governo italiano, para forçar o recurso às eleições antecipadas, no caso de não se achar uma solução para a crise política entre o premier Silvio Berlusconi e o presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, co-fundadores do partido governista Povo da Liberdade (PDL).


"A votação continua sem saída", disse Bossi, que é também ministro para as Reformas. 

Falando à imprensa na Câmara dos Deputados, ele acrescentou que se antecipará as eleições "se Berlusconi renunciar ou se houver um voto contrário" ao seu governo no Parlamento.

Questionado sobre a possibilidade da Liga Norte – aliada do PDL na maioria governista – não votar a favor da confiança no Executivo, Bossi admitiu que essa possibilidade "também existe".

Nesta semana Bossi e Berlusconi jantaram juntos na residência do premier em Arcore (perto de Milão) e, ao término do encontro, emitiram um comunicado no qual exigem a renúncia de Fini como presidente da Câmara Baixa.

Lembrando que Fini afirmou – no primeiro ato político do partido Futuro e Liberdade para a Itália (FLI), após a cisão com o premier – que acreditava que "o PDL estava morto", os dois líderes da maioria de centro-direita defenderam que "suas palavras são a prova cabal de que ele desempenha um papel hostil às forças de maioria e de governo, incompatíveis com sua função de presidente da Câmara".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios