Variedades

São Paulo: A Itália no Brasil – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

No último dia 25 de janeiro a cidade de São Paulo completou 467 anos de fundação e, em homenagem à cidade, vamos falar um pouco sobre a imigração italiana em terras bandeirantes.

Até o ano de 1920 deram entrada no Estado de São Paulo mais de 1 milhão de italianos, aproximadamente 70%  dos italianos que vieram para o Brasil, que representavam à epoca quase 10% da população paulista.

Segundo a revista “Oriundi” em 2013 viviam em São Paulo cerca de 15 milhões de italianos e descendentes, o que representava cerca de 34% da população do Estado.

Os imigrantes italianos no final do século XIX e início do século XX vieram de todas as regiões da itália.

Curiosamente, os italianos das regiões ao norte como Vêneto, Lombardia e Piemonte se instalaram mais numerosamente no interior do Estado de São Paulo, principalmente para trabalharem nas lavouras de café.

Já os italianos do sul como a Campanha, Calábria e Puglia permaneceram na Capital, em especial nos bairros do Brás, Bixiga e Mooca, se dedicando ao trabalho na indústria e no comércio.

Os Puglieses (como é o caso dos Capobianco) se instalaram na região do Brás em sua maioria e, dada a fé no padroeiro da Puglia (San Vito Martir) criaram uma das mais tradicionais festas italianas do Brasil, a festa de San Vito, que já conta com mais de um século.

No início do século XX na cidade de São Paulo, a população italiana era de mais de 30% e há relatos de pessoas (inclusive turistas italianos) que visitavam São Paulo que diziam ouvir mais o idioma italiano em São Paulo do que na Itália, pois São Paulo unificava a língua de várias regiões da Itália ao passo que na Itália regionalmente se falava o dialeto.

Hoje em dia, São Paulo é considerada uma das cidades mais italianas do mundo.

Em 1997, o Cônsul da Itália em São Paulo Alberto Canavesio disse em entrevista para a “Folha de São Paulo” que “São Paulo é considerada a maior cidade italiana do mundo. São cerca de 5,5 milhões de descendentes na capital e Grande São Paulo. A população de Milão, por exemplo, não ultrapassa os 5 milhões”.

Viva São Paulo. Viva a Itália. Auguri !

Arrivederci!

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador da Rádio Italiana.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios