Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: São Roberto Belarmino e Partido Comunista
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Catolicismo Romano > São Roberto Belarmino e Partido Comunista
Catolicismo Romano

São Roberto Belarmino e Partido Comunista

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Em seu pequeno tratado “Da Monarquia Eclesiástica do Romano Pontífice”, São Roberto Belarmino faz uma especulação interessante: qual seria o melhor regime de governo? O cardeal parte da seguinte premissa: se Jesus Cristo é Deus e fundador da Igreja, então Ele constituiria para ela a melhor forma possível de governo. Cá entre nós, é uma afirmação que faz sentido. Afinal de contas, então, qual é o regime de governo da Igreja? É uma democracia? Não. É uma aristocracia? Não. É uma monarquia? Também não. Trata-se de um regime misto: há nele as três formas ao mesmo tempo. Monarquia, porque há um rei, o Supremo Pontífice, primus inter pares, com quem todos mantêm a comunhão. Aristocracia, porque esse rei não governa sozinho, mas com o suporte dos bispos, os príncipes da Igreja, homens santos e sábios — em tese, é claro. Democracia, porque, servindo aos príncipes, há uma massa de sacerdotes, homens de todos as raças, nações e classes sociais. O sacerdócio é democrático por ser aberto a todos que o desejarem. 

Cada bispo governa com certa autonomia a sua diocese, um pequeno feudo que desfruta de igual dignidade ante os outros. A subida na hierarquia não se dá por revoluções nem carreirismos — novamente, em tese. Escolhe-se o bispo dentre aqueles dispostos ao martírio, homens santos, de elevada honra e sabedoria. Um sacerdote que almeje o bispado torna-se, ipso facto, inapto para o cargo, por lhe faltar a virtude da humildade. 

Uma estrutura assim, apesar de todos os percalços internos e tempestades, durou (e dura) mais de dois mil anos. Trata-se de uma forma de organização tremendamente eficiente, donde o êxito formidável que, séculos depois, alcançaria uma instituição que a imitou exemplarmente, porém com intenções perversas: o Partido Comunista. Este possui um monarca, o líder, o secretário-geral, o “timoneiro”, o “guia genial dos povos” — um Stálin da vida. Cercando-o, bajulando-o, ajudando-o, a cúpula, o colegiado, a corte que o sustenta — a oligarquia. Por fim, existe uma democracia, na medida em que qualquer zé-ruela pode filiar-se ao Partido. A arraia-miúda dos seus membros, composta boa parte dos apparatchiks, só sobe na hierarquia por uma lealdade proporcional à sua psicopatia. Tal como na Igreja, o alpinismo social individualista dentro da organização é radicalmente condenado.

Por Paulo de Tarso Ferreira

Você pode se interessar também por ...

NATAL: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14)
Papa Leão XIV apela pela libertação de idosos da “solidão e do abandono”
Papa Leão XIV pede para padres não usarem Inteligência Artificial em homilias
CATOLICISMO ROMANO: Padre Jonas dos Santos Lisboa analisa o chamado “casamento gay”
Papa Leão XIV faz visita, mas não reza na Mesquita Azul de Istambul
TAGGED:São Roberto Belarmino e Partido Comunista
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Eurodeputado italiano pede suspensão de acordo UE-Mercosul após veto à carne do Brasil

Fabio Botto
Fabio Botto
13 de maio de 2026
Itália desmonta esquema de policiais que vendiam dados de jogadores e celebridades
Princesa Kate chega à Itália e recebe honraria histórica em Reggio Emilia
Lufthansa ampliará participação na ITA Airways para 90%
Papa Leão XIV recorda 45 anos de atentado contra João Paulo II no Vaticano
Freira brasileira morre na região da Sicília, sul da Itália, ao salvar companheiras de afogamento
União Europeia proíbe importação de carne brasileira por uso de antimicrobianos
Italiano em quarentena apresenta sintomas de hantavírus após contato com vítima
Governo italiano descarta risco imediato de hantavírus, mas mantém cautela
- Publicidade -
Ad imageAd image
2007 - 2025 © Radio Italiana | UNO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?