Variedades

São Vito Mártir – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

No dia 15 de junho festejamos San Vito Mártir.

Vito nasceu na Sicília, no final do século III, na cidade de Mazara. Era oriundo de uma família muito rica. Sua mãe morreu quando ele tinha tenra idade e seu pai, Halaz, contratou uma ama, Crescência e um professor, de nome Modesto, para cuidar do menino.

Ambos Crescência e Modesto eram cristãos e, à revelia do pai de Vito, que era pagão e até anticristão, ocultaram do mesmo essa condição e clandestinamente criaram o menino sob os mandamentos cristãos.

Clandestinamente o menino foi batizado e, ao saber disso, o pai tentou convencê-lo a abandonar a fé, o que não deu resultado. Halaz partiu para a força e castigou o próprio filho, entregando-o, então, ao governador Valeriano, que o encarcerou e maltratou por vários dias, tentando fazer Vito abdicar de sua fé.

Vito, que desde os sete anos havia manifestado dons especiais, patrocinou muitos prodígios e sempre foi perseguido pelas autoridades.

A perseguição a eles teve uma trégua apenas quando o filho epilético do imperador Diocleciano ficou muito doente. O soberano, tendo conhecimento dos dons de Vito, mandou que o trouxessem vivo à sua presença. Na oportunidade, pediu que ele intercedesse por seu filho. Vito, então, rezou com todo fervor e em nome de Jesus foi logo atendido.

Porém Diocleciano pagou com a traição. Mandou prender Vito, que não aceitou renegar a fé em Cristo para ser libertado. Diante da negativa, foi condenado à morte, que ocorreu no dia 15 de junho, possivelmente de 304, depois de muitas torturas, quando ele tinha apenas quinze anos de idade.

Vito é considerado o santo padroeiro dos atores, comediantes, dançarinos e epiléticos. É o santo padroeiro de várias cidades na Itália e no mundo, destacando a cidade de Polignano a Mare, na Puglia.

Por isso, os imigrantes da região da Puglia, criaram no início do século XX em São Paulo a igreja de San Vito (na Rua Polignano a Mare) e a festa de San Vito.

Arrivederci!

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador da Rádio Italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios