
A segunda rodada de votação do conclave, que elegerá o sucessor do papa Francisco, terminou novamente sem consenso na manhã desta quinta-feira (8).
A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos religiosos, às 6h51 (horário de Brasília), indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessária para eleger o novo pontífice, ou seja, 89.
A liberação da fumaça da queima dos votos do segundo e terceiro escrutínios, porém, levou mais tempo para aparecer do que na mesma fase das votações anteriores, de 2005 (eleição de Bento XVI) e 2013 (eleição de Jorge Bergoglio).
O Vaticano havia previsto que a fumaça sairia às 7h (horário de Brasília), mas o sinal foi visto às 6h51. Apesar de “antecipada” hoje, a fumaça do segundo dia da votação de 2005 foi liberada às 6h39, enquanto que no conclave de 2013 foi às 6h40.