Notícias

Senador do Povo da Liberdade Marcello Dell’Ultri é absolvido de crime de extorsão mafiosa

Marcello Dell'Utri, senador do Povo da Liberdade (PDL, partido de Silvio Berlusconi), foi absolvido do crime de tentativa de extorsão agravado por fins mafiosos, por um Tribunal de Apelações de Milão, que também absolveu o corréu, o chefão mafioso Vincenzo Virga.

A Procuradoria pedira para Dell'Utri uma condenação a dois anos de prisão, alegando que tentou extorquir o empresário siciliano Vincenzo Garraffa, quando este era o dono da equipe de basquete de Trapani e o senador dirigia a Publitalia, a filial publicitária do grupo controlado pela família Berlusconi.

A hipótese da acusação era que Dell'Utri primeiro havia concedido à equipe de Garrafa o patrocínio de seu grupo empresarial, e depois exigira a devolução sigilosa da metade do valor pago, usando o chefão mafioso Virga para intimidar o empresário.

O tribunal de apelação, no entanto, absolveu os dois réus, afirmando que "o fato não subsiste", apesar de Virga estar na cadeia, condenado à prisão perpétua por outros crimes relacionados com sua atividade mafiosa.

Depois da sentença, os advogados de Dell'Utri afirmaram que "o Tribunal de Cassação não poderá desconsiderar esta absolvição" antes de decidir sobre o recurso interposto perante o Supremo Tribunal contra a sentença de sete anos de prisão por cumplicidade externa em associação mafiosa, imposta em segunda instância a seu cliente pelo Tribunal de Palermo.

Os representantes legais de Dell'Utri ressaltaram que na condenação de Palermo, na verdade, se mencionava especificamente, como circunstância agravante, a extorsão do senador em prejuízo de Garrafa, motivo pelo qual foi absolvido.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios