Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Senador Marcello Dell’Ultri do PDL está sob investigação do Ministério Público de Palermo
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Senador Marcello Dell’Ultri do PDL está sob investigação do Ministério Público de Palermo
Notícias

Senador Marcello Dell’Ultri do PDL está sob investigação do Ministério Público de Palermo

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O senador Marcello Dell'Ultri do PDL (Povo da Liberdade, de Silvio Berlusconi) está sob investigação do Ministério Público de Palermo por extorsão contra o ex-premier italiano. Como parte desta investigação, os magistrados convocaram o 'Cavaliere', que é a parte ofendida, mas ele não compareceu, alegando legítimo impedimento, por conta da organização de um seminário com economistas em Villa Gernetto.

A filha do ex-chefe de governo, 
Marina Berlusconi, também foi convocada pelo Ministério Público de Palermo, como uma pessoa informada sobre os fatos neste inquérito por extorsão.

Conforme relatado pelo jornal La Repubblica, os investigadores queriam ouvir Berlusconi principalmente para aprofundar um aspecto: os supostos vínculos entre Dell'Utri e expoentes mafiosos. Os procuradores queriam perguntar ao ex-premier a respeito de algumas despesas feitas em nome de Dell'Utri ou de "empréstimos sem juros" concedidos ao senador nos últimos anos. Entre os nós, um relacionado à compra de uma casa de Dell'Utri no lago de Como por quase € 21 milhões, frente a um valor estimado de aproximados € 9 milhões.

No inquérito, sempre segundo o jornal dirigido por 
Ezio Mauro, além de Marcello Dell'Utri estão sendo investigados, entre outros, o ex-ministro Nicola Mancino, o senador Calogero Mannino e os generais dos Carabineiros Mario Mori e Antonio Subranni.

Dell'Utri já foi condenado em primeira instância por associação mafiosa; a condenação foi primeiro confirmada em segunda instância, depois anulada pelo Supremo Tribunal. Justamente hoje (18), em Palermo, o processo de recurso foi retomado.

"Neste processo nunca foi ouvida a pessoa prejudicada pelo crime: Silvio Berlusconi, que em 2002, sendo suspeito de um delito conexo, exerceu o seu direito de permanecer calado", afirmou o Procurador Geral
Luigi Patronaggio do Ministério Público, solicitando a citação no julgamento do ex-premier.

De acordo com a reconstrução da acusação, Dell'Utri teria sido o intermediário entre Berlusconi (na época um empresário) e a Cosa Nostra, mediando os pedidos extorsivos dos clãs junto a Berlusconi.

"A jurisprudência mudou, disse Patronaggio, porque os suspeitos de crimes relacionados – cuja posição foi arquivada, já não podem reivindicar o direito de permanecer em silêncio, e na melhor das hipóteses podem ser ouvidos na forma de testemunha assistida".

O juiz anunciou que pretende perguntar ao ex-primeiro ministro se e quando ele foi ameaçado pela máfia, como e por meio de quem pagou – primeiro para proteger sua família, e depois para ter a autorização para instalar as antenas da Mediaset.

Já Marina Berlusconi poderia ser ouvida em 25 de julho. Na convocação do último dia 16 ela justificou sua ausência com compromissos no exterior. Daqui a nova convocação, para esclarecer como o dinheiro que Dell'Utri recebeu saiu de sua conta-corrente.

Você pode se interessar também por ...

Italiano será responsável por transição na Síria
Ucrânia veta entrada de Silvio Berlusconi por três anos, por conta de sua recente viagem à Crimeia
Alpinista italiano morre em montanha após tentar salvar colega
CAMPEONATO ITALIANO: Juventus perde para o lanterna do Italiano
Prefeito de Palermo denunciará “Decreto Salvini” no Tribunal de Haia
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Eliminação do Brasil para Noruega impulsiona audiência de TV na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
6 de julho de 2026
Nova erupção no Monte Etna fecha aeroporto e base militar dos EUA na Itália
Trump faz novo ataque a Giorgia Meloni: “É preciso uma ordem de restrição”
CBF garante o italiano Ancelotti na seleção e destaca “confiança” no treinador
Show do cantor italiano Ultimo reúne 250 mil em Roma e bate recorde de público pagante na Itália
George Clooney receberá Leão de Ouro por carreira no Festival de Veneza 2026
Leclerc ganha em Silverstone e garante 250ª vitória da escuderia italiana Ferrari na F1
Invasão de mosquitos provoca evacuação em avião na Itália
Fora da Copa, Itália recorda 20 anos do tetra com sabor amargo
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?