Notícias

Pesqueiros italianos são liberados pela Marinha do Egito

Os dois pesqueiros italianos apreendidos e obrigados a atracar no porto de Alexandria, no Egito, foram liberados.

Os barcos sequestrados, Ghibli e Giulia PG, são de uma companhia de Mazara del Vallo, na Sicília. Em cada um estavam sete pessoas, e os comandantes são Faro Licavoli e Michele Gennaro.

As duas embarcações foram protagonistas, em 2008, de um difícil resgate de 650 imigrantes que tentavam chegar à ilha de Lampedusa. "A apreensão ocorreu por volta das 22h de ontem, a cerca de 28 milhas da costa egípcia, em águas internacionais", disse Giovanni Tumbiolo, presidente do Distrito Produtivo de Pesca e do Crescimento Azul, entidade que reúne empresas do sistema produtivo marítimo.

"Os barcos pescavam com redes a uma profundidade de cerca de 600 metros quando receberam uma intimação da Marinha do Egito. Alguns homens subiram a bordo e pediram que os pesqueiros se dirigissem a Alexandria, onde chegaram às 4h30", disse Tumbiolo. O Ghibli já tinha sido apreendido pelas autoridades do Egito há quato anos, quando sofreu um sequestro relâmpago. Já o navio Giulia PG foi apreendido em outubro de 2003, junto com o barco Daniela L, por milícias de Bengazi, na Líbia. O Daniela L ainda está sob poder dos líbios, mas o Giulia conseguiu ser resgatado após dois processos e pagamento de resgate. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios