Notícias

Sete milhões de pessoas vivem em áreas de risco na Itália

Cerca de 7 milhões de pessoas vivem em áreas de risco de deslizamento, inundação e transbordamento de rios na Itália, o que equivale a quase 12% da população do país.

A estimativa é da Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos (Coldiretti) e foi divulgada em meio ao mau tempo que se abate sobre toda a Itália desde meados de novembro, provocando nevascas no norte, enchentes em Veneza e em diversas cidades italianas e o desabamento de um viaduto na Ligúria.

Segundo a entidade, isso se deve ao aumento da frequência de “eventos extremos” e à “tendência de tropicalização” do clima na Itália, com tempestades breves e repentinas. A Coldiretti estima que 7275 municípios, 91,3% do total, tenham risco de deslizamento ou inundação.

De acordo com dados do Instituto Superior de Proteção e Pesquisa Ambiental (Ispra), órgão do governo italiano, o número de áreas em risco totaliza 620 mil. Deslizamentos de terra matam em média 10 pessoas por ano na Itália.

“O deslizamento que derrubou um trecho do viaduto na estrada A6, entre Turim e Savona, foi muito pequeno, mas isso nos mostra o quanto a Itália é frágil. Os deslizamentos de pequenas dimensões são difíceis de se prever”, explicou o diretor do Instituto de Pesquisa para Proteção Hidrogeológica, Fausto Guzzetti.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios