Notícias

Novas projeções apontam vitória de partido de Berlusconi nas Eleições Européias

O partido Povo da Liberdade (PDL), do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, venceu as eleições europeias na Itália com 36% dos votos, segundo a terceira projeção de votos divulgada pelo canal de televisão "SkyTG24".Como é tradicional na Itália, os resultados oficiais só são divulgados no dia seguinte ao pleito.

 

Apesar dos escândalos nos quais o chefe do Governo italiano se viu envolvido, o opositor Partido Democrata (PD) ficou com 26,5%.

 

Segundo as projeções, a Liga Norte, de Umberto Bossi e aliada de Berlusconi, alcançaria 9,8% dos sufrágios, o que fortalece a legenda para futuras negociações com o PDL.

O partido Itália dos Valores (IDV), do ex-juiz anticorrupção Antonio Di Pietro e a segunda principal legenda da oposição, deve conseguir 8,3% dos votos, uma forte alta frente ao pleito geral de 2008 na Itália, nos quais obteve 4,3%.

O democrata-cristão UDC, de Pierferdinando Cassini, ex-aliado de Berlusconi, ficou com 6,3% dos votos nesta última projeção, que não apontou mais nenhum outro partido com o mínimo de 4% necessário para ter representação no Parlamento Europeu.

A participação eleitoral na Itália foi alta em comparação ao resto da União Europeia (UE), 67%, mas ficou seis pontos percentuais abaixo das eleições europeias anteriores, em 2004.

Embora estes resultados não pareçam ser os esperados por Berlusconi, para quem o PDL teria 45% da preferência do eleitorado, os italianos devem dar a seu partido uma vitória confortável apesar dos escândalos que marcaram toda a campanha eleitoral.

A jovem Noemi Letizia, de 18 anos, que desencadeou uma das polêmicas em torno do primeiro-ministro, causou hoje uma pequena confusão ao votar hoje em Nápoles.

Para que a jovem fosse às urnas com tranquilidade, o colégio eleitoral fechou suas portas temporariamente, o que provocou protestos dos jornalistas que aguardavam para registrar imagens dela.

Além desse caso, Berlusconi teve que encarar a publicação no jornal espanhol "El País" de fotografias nas quais alguns de seus convidados em sua mansão na ilha da Sardenha aparecem nus ou seminus.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios