Notícias

Silvio Berlusconi poderá perder o título de “Cavaliere”

Os senadores do Movimento 5 Estrelas (M5S), bancada do ex-comediante Beppe Grillo, apresentaram uma moção para pedir que o ex-premier italiano Silvio Berlusconi perda o título de "Cavaliere del Lavoro" [Cavaleiro do Trabalho, na tradução em português].

O texto da moção do M5S informou que "a condenação por fraude fiscal confirmada pela Suprema Corte torna indigno o titular da decoração da Ordem ao Mérito do Trabalho, Silvio Berlusconi", e por isso pede ao governo que "ative os procedimentos de revogação previstos pela lei".

Segundo os senadores do M5S, Berlusconi "foi homenageado com a ordem pelas categorias 'Industria de Construção e Telecomunicações', setores onde foram cometidos os crimes pelos quais ele foi definitivamente condenado". A Ordem ao Mérito do Trabalho foi criada em 1923 pelo rei da Itália Vítor Emanuel III. A ordem é concedida por decreto do presidente da Itália sob recomendação do ministro do Desenvolvimento Econômico. Composta por um único grau, todos os anos é atribuída a 25 italianos que se distinguiram na agricultura, indústria e comércio, artesanato, crédito e seguros.

Berlusconi foi nomeado cavaleiro do trabalho em 1977, pelo presidente Giovanni Leone. A partir daquela data, e após seu ingresso na política italiana no começo dos anos 1990, Berlusconi passou a ser conhecido simplesmente como "Cavaliere".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios