Notícias

Silvio Berlusconi quer eleições diretas na Itália para premiê

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, quer eleições diretas para a escolha do chefe de Governo, como acontece com a figura do presidente da República em regimes políticos como o Brasil.

 

Em trechos antecipados do livro de seu amigo e jornalista Bruno Vespa, "Donne di Cuori", publicados nesta quarta-feira pela imprensa italiana, o primeiro-ministro aborda as reformas que, segundo ele, devem ser levadas adiante no sistema democrático do país.

 

"Será o Parlamento nos próximos meses que definirá qual é o modelo mais adequado à realidade italiana. O que conta é que o titular do poder Executivo seja eleito diretamente pelo povo. E com ele a forma de Governo", comenta Berlusconi.

 

"De fato, isso já ocorre na Constituição na prática. É hora de que a Constituição formal seja atualizada de acordo com a realidade do país", acrescenta.

 

Berlusconi aposta também em uma distinção "mais clara" entre as funções de primeiro-ministro e presidente da República, cargo atualmente ocupado por Giorgio Napolitano, mantendo sempre uma "colaboração leal" entre ambos.

 

Sobre o Parlamento italiano, Berlusconi assegura que voltará a propor a redução no número de legisladores. "Já havíamos realizado essa redução em nossa gestão anterior e a esquerda a derrogou com um plebiscito. De todo os modos, voltaremos a tentar e conseguiremos", comenta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios