Notícias

CRISE ECONÔMICA: Merkel, Sarkozy e Monti se reúnem na Itália no próximo dia 20 de janeiro

O presidente da França, Nicolás Sarkozy, anunciou que participará junto a chanceler alemã, Angela Merkel, e o premiê da Itália, Mario Monti, de uma cúpula tripartite em Roma no próximo 20 de janeiro.

O encontro foi confirmado durante uma breve conferência de imprensa conjunta ao se encerrar uma reunião entre Sarkozy e Monti, que examinaram a delicada situação na eurozona, afetada pela crise da dívida e a debilidade da moeda comum.

O governante italiano assegurou que seu país estará em condições de equilibrar suas finanças antes do final de 2013, se receber a ajuda européia e manter as severas medidas de austeridade.

Enquanto isso, o presidente francês conclamou todas as instituições da União Européia a cumprir com suas responsabilidades para enfrentar a crise e impedir seu contágio a outros países.

Sarkozy reiterou suas dramáticas declarações de que se o euro for destruído, toda a Europa voará em pedaços e, se isto ocorrer, disse, a paz no continente se verá afetada de um dia para o outro.

Antes de sua reunião com Monti, o mandatário havia anunciado que a França não esperará por seus colegas para aplicar um imposto às transações financeiras, a denominada Taxa Tobin, e sugeriu que esta poderia entrar em vigor antes das eleições presidenciais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios