Catolicismo Romano

Situação na Faixa de Gaza é “inaceitável”, reforça Papa Leão XIV

O Papa Leão XIV expressou “profunda solidariedade” ao povo palestino da Faixa de Gaza, em meio à invasão do Exército de Israel contra a Cidade de Gaza, principal centro urbano do enclave.

A ofensiva, condenada pela maior parte da comunidade internacional, já provocou a evacuação de mais de 400 mil pessoas, porém outras 600 mil continuam na cidade.

“Expresso minha profunda solidariedade ao povo palestino em Gaza, que continua vivendo no medo e sobrevivendo em condições inaceitáveis, forçado a deixar mais uma vez suas próprias terras”, disse Leão XIV, sem citar Israel.

“Diante do Senhor onipotente, que tem como mandamento ‘Não matarás’, e na presença de toda a história humana, cada pessoa sempre tem uma dignidade inviolável, que deve ser respeitada e protegida”, acrescentou o pontífice no fim da audiência geral desta quarta.

O Papa ainda renovou o apelo por um cessar-fogo, pela libertação dos reféns sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 — também sem citar o nome do grupo —, por uma solução diplomática para o conflito e pelo respeito integral do direito humanitário internacional.

“Convido todos a se juntarem à minha sincera oração, para que em breve possa surgir um amanhecer de paz e justiça”, salientou.

Apenas nesta quarta-feira, a ofensiva israelense na Faixa de Gaza já matou pelo menos 33 pessoas, segundo fontes médicas citadas pela Al Jazeera.

Desse total, 21 foram mortas na Cidade de Gaza.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios