Notícias

SUCESSÃO PRIMEIRO-MINISTRO: Presidente italiano Giorgio Napolitano convoca reunião com Matteo Renzi

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, convocou uma reunião com o provável novo premier Matteo Renzi no Palácio Quirinale, sede da Presidência, nesta segunda-feira, informaram fontes oficiais.

O líder do Partido Democrático (PD), que deve ser escolhido para formar o novo governo da Itália nos próximos dias, prepara a lista de ministros que formarão seu gabinete.

Se Renzi conseguir formar um novo governo, e após isso receber voto de confiança no Parlamento, ele será o terceiro premier escolhido indiretamente desde Silvio Berlusconi, o último votado pela população.

O Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, de 88 anos, manteve consultas no Quirinale, sede da Presidência, com as diferentes forças políticas nesta sexta-feira e sábado.

O chefe de Estado disse que conduziu as reuniões "com muita rapidez" para permitir que o futuro premier "tenha o tempo necessário" para preparar com serenidade o nascimento do novo governo de coalizão. Ele não falou sobre o nome que substituiria o ex-premier Enrico Letta, apenas que as negociações foram "intensas".

Renzi não deve receber o encargo, no entanto, antes desta segunda-feira. Neste meio tempo, ele tenta fazer aliança com as legendas que apoiavam seu antecessor, especialmente Angelino Alfano, que atuou como vice-primeiro-ministro, e lidera o partido Nova Centro-Direita (NCD).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios