Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Suicídio de Monicelli reabre debate sobre a eutanásia na Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Suicídio de Monicelli reabre debate sobre a eutanásia na Itália
Notícias

Suicídio de Monicelli reabre debate sobre a eutanásia na Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A morte do cineasta Mario Monicelli, que se suicidou ao jogar-se da janela de um hospital em Roma, gerou discussões intensas na Câmara dos Deputados, onde os parlamentares realizavam uma homenagem ao "pai da comédia" italiana. 

Walter Veltroni, ex-prefeito de Roma e ex-candidato ao cargo de premier pela centro-esquerda, deu início aos debates ao iniciar seu pronunciamento. 

https://www.provincia.biella.it/

O político considerou que Monicelli era um "artista anti-retórico e coerente", o que ficou comprovado em seu "último ato da vida". 

"Mario viveu e não se deixou viver, assim como não se deixou morrer", enfatizou Veltroni, referindo-se ao fato de o diretor cinematográfico ter preferido lançar-se do quinto andar do hospital San Giovanni de Roma, onde estava internado com câncer terminal na próstata. 

Aproveitando a ocasião, a deputada radical Rita Bernardini ressaltou, por sua vez, que a morte de Monicelli deveria fazer com que o Parlamento "refletisse sobre o modo pelo qual algumas pessoas, que não conseguem seguir em frente, se veem obrigadas a deixar suas vidas, ao invés de morrerem ao lado de seus entes queridos".

A parlamentar fez, assim, uma referência mais clara à eutanásia, que é proibida pela legislação italiana e que fez com que as discussões esquentassem na sede do Legislativo. 

Ao comentar o tema, a democrata-cristã Paola Binetti pediu o "fim dos avisos em favor da interrupção da vida, partindo do caso de homens desesperados, porque Monicelli havia sido deixado pela família e pelos amigos, e o seu foi um gesto de enorme solidão, não de liberdade".

Em outro momento, o presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, que mais cedo visitou a câmara ardente com os restos mortais do diretor, considerou que "Monicelli se foi com uma última e forte manifestação de sua personalidade, uma vontade que devemos respeitar".

Mario Monicelli nasceu no dia 15 de maio de 1915, na cidade de Viarregio, na Itália. Ele iniciou sua carreira como cineasta em 1934, quando dirigiu o curta-metragem "Cuore Rivelatore". 

https://www.provincia.biella.it/

A partir de 1953, atuando na direção sozinho, tornou-se um mestre de um gênero de comédia, pontuando em seus filmes problemas da sociedade da época. 

Ele dirigiu mais de 60 longas-metragens e escreveu mais de 80 roteiros. Entre outros, venceu o Leão de Ouro de 1959, a máxima premiação do Festival Internacional de Veneza, com seu filme "A Grande Guerra". (ANSA)

Você pode se interessar também por ...

Nova onda de calor provocará temperaturas recordes na Itália
Polícia prende integrantes de gangue latina por assassinato em Milão
Professora é esfaqueada por aluno de 13 anos em escola no norte da Itália
Acidente na Itália mata cinco jovens que foram observar estrelas
Presidente italiano apela por segurança no trabalho e transporte
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?