Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Supremo Tribunal Federal adia novamente decisão sobre caso Cesare Battisti
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Supremo Tribunal Federal adia novamente decisão sobre caso Cesare Battisti
Notícias

Supremo Tribunal Federal adia novamente decisão sobre caso Cesare Battisti

Fabio Botto
Compartilhar
Cesare Battisti
Compartilhar

Cesare BattistiO Supremo Tribunal Federal (STF) adiou nesta quinta-feira a decisão sobre o pedido de extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti.

 

https://www.provincia.biella.it/

Após o voto do ministro Marco Aurélio de Mello, que votou contra o pedido de extradição de Battisti, o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, decidiu proferir seu voto em outra sessão.

 

Mendes afirmou que já tem seu voto pronto, mas que, devido à presença de apenas cinco ministros no plenário, preferia esperar para manifestar sua posição.

 

A previsão é de que ele se pronuncie na próxima quarta-feira, dia 18.

 

https://www.provincia.biella.it/

O voto de Marco Aurélio Mello provocou um empate, com quatro ministros favoráveis à extradição e quatro contra. O desempate caberá ao presidente do STF.

 

Os ministros que já se pronunciaram, porém, ainda podem mudar seu voto.

 

O pedido de extradição de Battisti foi impetrado pelo governo italiano há dois anos, quando ele foi preso no Brasil.

Battisti foi condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana, acusado de participação em quatro assassinatos entre 1977 e 1979, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo. Ele nega as acusações.

 

Em janeiro deste ano, o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu a Battisti o status de refugiado político.

Julgamento

 

O julgamento sobre a extradição foi iniciado em 9 de setembro, mas foi interrompido depois de 12 horas, com pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello.

 

Na ocasião, o relator, César Peluso, considerou "ilegal" a concessão de refúgio político e votou pela extradição de Battisti. Peluso considerou que Battisti não foi vítima de perseguição política, como defendido pelo governo brasileiro.

 

Os ministros Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie seguiram o relator e também votaram pela extradição.

Votaram contra a extradição os ministros Joaquim Barbosa, Carmem Lúcia e Eros Grau.

 

Nesta quinta-feira, o mais novo ministro do STF, José Antonio Toffoli, que tomou posse em 23 de outubro, disse que não votaria "por motivo de foro íntimo".

 

A participação de Toffoli no julgamento era questionada, já que o ministro era advogado-geral da União quando o caso começou a ser julgado.

 

A Advocacia-geral da União foi parte do processo, ao fazer a defesa do ministro da Justiça, que concedeu o refúgio a Battisti. No entanto, a defesa não foi feita pessoalmente por Toffoli, e sim por sua equipe.

 

Além disso, o regimento interno do STF diz que "não participarão do julgamento os ministros que não tenham assistido ao relatório ou aos debates, salvo quando se derem por esclarecidos".

 

O julgamento de Battisti é considerado um dos mais complexos da história do Supremo, não apenas pela extradição em si, mas também por questões políticas e diplomáticas.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu publicamente a permanência de Battisti no Brasil.

 

Nesta quinta-feira, o Conare (Comitê Nacional para Refugiados), órgão presidido pelo Ministério da Justiça, disse que uma decisão pela extradição de Battisti pode abrir precedentes.

 

Segundo o Conare, representantes de diversos países já sinalizaram o interesse em cassar o refúgio de seus cidadãos. O Conare afirma que, caso isso ocorra, o país descumprirá uma regra da convenção da ONU de 1951, que impede a extradição de refugiados.

Você pode se interessar também por ...

FÓRMULA 1: Leclerc lidera dobradinha da Ferrari e conquista GP dos EUA
TRAGÉDIA: Missionário italiano Don Luigi Plebani é morto na Bahia
Itália socorre 450 imigrantes no Mediterrâneo
Itália concede habeas corpus a brasileira acusada de matar filha
Itália confisca 26 toneladas de carne da Nestlé
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Promotores italianos descartam acusação de terrorismo no ataque em Modena

Fabio Botto
Fabio Botto
19 de maio de 2026
Governo italiano anuncia medidas preventivas devido ao surto de Ebola na África
Ministério Públio de Roma investiga tragédia com italianos nas Maldivas como homicídio culposo
Queda do Império Romano trouxe diversidade genética à Europa, diz estudo
Setor de transportes na Itália faz greve em apoio à Flotilha de Gaza
Corpos de dois mergulhadores italianos mortos nas Maldivas são recuperados
Vaticano diz trabalhar com União Europeia para promover paz e dignidade humana
Itália busca acordos para enfrentar “desafios comuns” no G7 em Paris
Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?