Notícias

Itália reacende pira olímpica para celebrar 50 anos dos Jogos de Roma de1960

 

Giancarlo Peris acendeu uma tocha para comemorar o 50º aniversário dos Jogos Olímpicos de Roma-1960, remontando a competição da qual participou há meio século.

Peris venceu uma corrida regional em 1960 e recebeu como prêmio ser o último a correr com a tocha olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.

Agora, aos 68 anos, Peris se movimentou em um ritmo impressionante subindo alguns degraus da Piazza de Campidoglio, de Michelangelo diante de uma plateia com dezenas de medalhistas olímpicos de Roma-1960 para reacender a pira olímpica.

A cerimônia foi realizada exatamente no dia em que completou 50 anos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que ocorreu no dia 25 de agosto de 1960.

Nino Benvenuti, que foi campeão olímpico de boxe na categoria meio-médio em 1960 e Don Bragg, norte-americano que foi medalhista de ouro no salto com vara, estavam entre os palestrantes da cerimônia. Bragg concluiu seu discurso repetindo o grito de Tarzan que fez no pódio em 1960 após a vitória.

Durante um mês, várias exibições esportivas e atividades de todo tipo serão realizadas em vários pontos de Roma para celebrar o cinquentenário dos Jogos Olímpicos com a intenção também de fortalecer a candidatura da cidade para receber novamente os Jogos em 2020.

No programa de atividades previstas, no próximo dia 10 de setembro a Itália vai homenagear participantes dos Jogos de Roma-1960 com um ato oficial no Palácio Quirinal que deverá contar com o ex-atleta Livio Berruti, o ex-ciclista Sante Gaiardoni e o ex-pugilista Mohamed Ali.

Também no dia 10 de setembro, será inaugurada uma placa em homenagem ao etíope Abebe Bikila, vencedor da Maratona de Roma-1960 e um dos símbolos dos Jogos após sua medalha de ouro e o recorde mundial ao complementar descalço os 42 km pelo centro de Roma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios