Notícias

Taxa de desemprego na Itália sobe para 9% em dezembro

A taxa de desemprego na Itália subiu para 9% em dezembro, crescimento de 0,2 ponto percentual na comparação com o mês anterior, mas também uma redução de 0,6 ponto em relação ao mesmo período de 2019.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) e apontam que o número de desocupados no país chegou a 2,257 milhões no último mês de 2020, um aumento de 34 mil pessoas em relação a novembro.

Além disso, a cifra de inativos subiu para 13,759 milhões (+42 mil pessoas), refletindo o restabelecimento de medidas restritivas para conter a pandemia do novo coronavírus no fim de 2020, o que fez muitos indivíduos interromperem a busca por trabalho.

Já a taxa de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos subiu para 29,7%, alta de 0,3 ponto em relação a novembro e de 1,3 ponto na comparação com dezembro de 2019.

As demissões estão proibidas na Itália até março para todas as empresas que usufruíram de desonerações fiscais durante a pandemia e da chamada “caixa integração”, quando o governo ajuda a pagar o salário de trabalhadores com contratos suspensos ou reduzidos. As únicas exceções são para falências ou fechamento das atividades.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios