Notícias

ELIMINATÓRIAS DA EUROCOPA 2012: Itália bate Eslovênia e dispara no Grupo C

Com um belo gol do brasileiro naturalizado Thiago Motta, a Itália venceu a Eslovênia por 1 a 0 nesta sexta-feira, fora de casa, e disparou na liderança do Grupo C das Eliminatórias para a Eurocopa de 2012. A seleção dirigida por Cesare Prandelli chegou a 13 pontos em cinco jogos e abriu seis de vantagem sobre os próprios eslovenos, que aparecem na vice-liderança, com sete.

Pelo mesmo grupo, a Sérvia superou a zebra e venceu de virada a Irlanda do Norte, em casa, por 2 a 1. Os britânicos saíram na frente com McAuley no primeiro tempo, mas Marko Pantelic e Zoran Tosic garantiram a vitória dos anfitriões após o intervalo.

Os sérvios ocupam agora o terceiro lugar, com sete pontos em cinco jogos, enquanto a Irlanda do Norte tem cinco pontos em quatro jogos. Completam a chave a Estônia (seis pontos em quatro jogos) e as Ilhas Faroe (um ponto em cinco jogos). Classificam-se direto para a Eurocopa os primeiros colocados de cada um dos nove grupos, além do melhor segundo colocado no geral.

O jogo

O técnico Cesare Prandelli armou a Itália no mesmo esquema utilizado no empate por 1 a 1 com a Alemanha, em amistoso disputado em fevereiro: Thiago Motta à frente da defesa, três meio-campistas centrais (Montolivo, Mauri e Aquilani) e dois atacantes (Cassano e Pazzini). Pelo lado esloveno, Matjaz Kek escalou o mesmo time da Copa do Mundo de 2010, em um 4-4-2 simples, com o meio de campo em linha.

Com três jogadores de bom passe no meio, a Itália dominou a posse de bola no primeiro tempo, enquanto a Eslovênia se fechava na defesa e tentava explorar o contragolpe com velocidade. Aos 6min, Montolivo finalizou da entrada da área e o goleiro Handanovic, que atua na Udinese, fez sua primeira boa defesa da partida.

O time da casa ameaçava principalmente com o camisa 10, o canhoto Valter Birsa, que jogou aberto pela direita e buscou sempre cortar para dentro para finalizar. Pelo lado italiano, a movimentação de Cassano na frente criava as melhores chances. Aos 22min, Pazzini recebeu cruzamento e chutou forte, na trave de Handanovic.

Buffon só trabalhou aos 25min, em batida de fora da área de Koren que exigiu grande intervenção do goleiro da Juventus.

Apesar da boa partida da seleção italiana, principalmente com trocas de passe no meio, o primeiro tempo acabou sem gols.

Logo no início da segunda etapa, Handanovic voltou a brilhar para impedir os tetracampeões mundiais de abrirem o placar.

Com 6min, ele defendeu chute rasteiro de Mauri na entrada da área; no lance seguinte, trabalhou duas vezes e mostrou muito reflexo em finalizações de Cassano e Aquilani.

A melhor chance eslovena veio aos 11min, quando o reserva Ljubijankic invadiu a área pela direita e bateu forte, mas parou em defesa espetacular de Buffon. Porém, a Itália era quem dominava o jogo, e finalmente abriu o placar aos 27min.

Para superar a marcação dos anfitriões, porém, precisou do "elemento surpresa" Thiago Motta, que chegou desmarcado de trás após troca de passes e bateu firme de pé esquerdo para vencer Handanovic.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios