Notícias

Ministro das Relações Exteriores da Itália GiulioTerzi pede reforma no Conselho de Segurança da ONU

O ministro das Relações Exteriores da Itália,Giulio Terzi, defendeu uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o ministro acredita que o número de membros deve ser ampliado para ser mais representativo afirmando que essa mudança não é mais postergável.

"O mundo precisa de um Conselho de Segurança adequado aos novos desafios pela paz e pela segurança. É dificilmente sustentável uma situação em que mais de 70 Estados nunca fizeram parte, os quase 200 países são representados por apenas 15, dos quais cinco permanentes e com direito ao veto", explicou o ministro, em um artigo publicado no jornal Il Messaggero.

Para Terzi, "só uma solução amplamente compartilhada poderá reforçar a credibilidade da ONU como responsável pela paz e segurança internacional, estabelecendo uma base sólida para a nova arquitetura da segurança coletiva".

O ministro define como "simples" a sua proposta de "ampliar o número de membros do Conselho" e destaca que "aumentar o número de países que, de forma rotativa, façam parte do Conselho, enquanto eleitos por todos os membros, irá reforçar a legitimação, credibilidade e com isso a eficiência".

O artigo de Terzi coincide com a reunião de ministros "Novas Abordagens para a Reforma do Conselho de Segurança ", que será realizado com o ministro das Relações Exteriores espanhol, Gonzalo de Benito Secades, na sede do ministério em Roma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios