Notícias

Terremoto na Itália: História sofre dano “incalculável”

Fotografias de igrejas com os tetos desabados, imagens de rachaduras em paredes, cenas de vídeo de quadras inteiras desabadas falavam por si: os prejuízos ao patrimônio histórico italiano causados pelo terremoto são enormes.

– Os danos são maiores do que se pode imaginar. O centro histórico de L’Aquila foi devastado – declarou Giuseppe Proietti, funcionário do Ministério da Cultura da Itália.

 

Uma série de construções românicas, góticas e barrocas na cidade sofreu graves danos. Ruiu, por exemplo, o transepto (galeria transversal que separa a nave do corpo, em um igreja) da basílica de Santa Maria di Collemaggio, palco da entronização do papa Celestino V, em 1294, e famosa por sua intricada fachada em pedra branca e rosada. A cúpula de outra igreja, Santa Maria del Suffragio, rachou ao meio. Pedaços caíram ainda da catedral de L’Aquila, que havia sido reconstruída em 1703 – coincidentemente, também após um terremoto.

Ironicamente, conforme Proietti, o próprio departamento de cultura da cidade, com sede em um castelo espanhol do século 16, teve de fechar temporariamente as portas devido aos estragos.

Nos vilarejos ao redor de L’Aquila, a situação não é melhor – igrejas e prédios históricos tiveram danos significativos. A Torre dos Medici, datada do século 14, no vilarejo de Santo Stefano di Sessanio, desabou, assim como o altar principal da igreja barroca de Sant’Angelo, na localidade de Celano, reduto dos líderes políticos da região na Idade Média.

– Edifício inteiros ruíram, inúmeras casas foram destruídas ou ficaram tão danificadas que não são mais seguras – lamentou Stefania Pezzopane, presidente da região de Abruzzo – da qual L’Aquila é capital –, classificando os danos de “incalculáveis”.

O engenheiro italiano Giorgio Croci, especialista em monumentos antigos, explicou que os métodos de construção usados pelos arquitetos medievais explicam em parte a devastação. Enquanto os antigos romanos e os construtores renascentistas usavam material de alta qualidade, na Idade Média essa preocupação frequentemente não existia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios