Notícias

Nova York devolve 200 antiguidades roubadas à Itália

A cidade de Nova York anunciou que vai restituir cerca de 200 antiguidades à Itália, que têm um valor estimado de US$ 10 milhões (cerca de R$ 57 milhões), e que foram apreendidas durante investigações nos Estados Unidos.

Segundo o procurador de Manhattan, Cyrus Vance, a maior parte dos itens foi apreendida durante uma longa investigação contra o antiquário italiano Edoardo Almagia, que vivia em Nova York e deixou o país em 2003.

Almagia também é investigado na Itália por tráfico e a venda de itens com valor histórico e arqueológico roubados para clientes norte-americanos.

Algumas das peças estavam expostas em museus de diversas cidades do país, como a própria Nova York, San Antonio e Cleveland.

Entre elas, há uma hídria, uma jarra antiga para transportar água, e uma taça de vinho de 2,5 mil anos Durante o anúncio, segundo a mídia local, Vance ressaltou que “por anos, prestigiosos museus e colecionadores privados em todo o país mostravam esses tesouros históricos italianos, mesmo que a sua simples presença deles nos EUA constituía a prova de um crime contra o patrimônio mundial”.

Essa não é a primeira vez que os norte-americanos restituem peças roubadas na Itália. Desde a década de 1980, há ações do tipo, mas nenhuma havia sido tão grande em quantidade quanto esta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios