Notícias

Itália cria etiqueta para identificar origem do leite e seus derivados

A Itália aprovou um decreto que cria uma etiqueta obrigatória de identificação da origem do leite e seus derivados em todos os produtos do país. A medida já foi assinada pelo primeiro-ministro Matteo Renzi e enviada para a União Europeia.

“Oficializamos que os produtos da Itália levarão em sua etiqueta a origem do leite e de seus derivados”, comemorou o ministro das Políticas Agrícola, Maurizio Martina. “É uma medida histórica para os produtores”.

Por sua vez, Renzi anunciou que o decreto já foi assinado e enviado a Bruxelas, onde ficam os escritórios da União Europeia. “Não é mais uma promessa. É justo saber o que estou bebendo”, ressaltou o premier italiano.

De acordo com a Assolatte, maior representante da indústrias de laticínios na Itália, o consumo de leite no país tem se reduzido gradualmente ao longo dos anos e hoje cada italiano consome apenas 53 litros por pessoa anualmente, muito abaixo dos 200 litros recomendados.

O cenário se repete no Brasil. Segundo uma pesquisa publicada em 2009 pela Empresa Brasileira de Pecuária e Abastecimento (Embrapa), a quantidade de leite consumido pelos brasileiros é de em média 140 litros por ano por pessoa.

Hoje na Itália o consumo de leite é feito de maneira indireta, através do consumo de iogurtes, queijos e outros derivados. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios