Notícias

TRAGÉDIA: Piloto japonês morre após ser atropelado por 2 motos na Itália

Na manhã deste domingo, minutos antes do Grande Prêmio de San Marino da MotoGP, o japonês Shoya Tomizawa sofreu um grave acidente durante a disputa da categoria Moto2, abaixo da MotoGP. O piloto de 19 anos caiu em uma curva quando completava a 12ª volta, a 15 do fim, e foi atropelado por dois adversários, que vinha logo atrás em uma velocidade aproximada de 240 km/h. O competidor entrou em coma e foi encaminhado a um hospital da localidade italiana de Riccione, próximo ao circuito de Misano, mas não resistiu e morreu.

Quarto colocado no momento do acidente, Tomizawa perdeu o controle sobre sua moto em uma curva, deslizou na "zebra" e não conseguiu evitar a queda. Logo atrás, vinham o italiano Alex de Angelis e o inglês Scott Redding, que também se envolveram na batida e abandonaram a disputa. Os outros dois competidores foram encaminhados para o hospital para exames mais detalhados, mas não preocupam.

Já o japonês ficou estirado no asfalto após ser jogado cerca de 40 m do local do acidente e rapidamente recebeu o auxílio dos funcionários. No entanto, antes de receber atendimento fora do traçado, Tomizawa foi derrubado da maca quando era levado para a ambulância, em uma trapalhada dos comissários de pista.

De acordo com informações do jornal espanhol Marca, o japonês Teshima disse ter visto o compatriota abrir os olhos no centro médico do circuito. No entanto, o diretor de prova Carmelo Ezpeleta confirmou a gravidade do acidente e o estado crítico. "A situação é crítica. Temos resposta dos batimentos cardíacos, mas está muito danificado por dentro".

Já segundo o italiano Gazzetta dello Sport, o nipônico teve diversas fraturas ao longo de corpo, incluindo o crânio, e hemorragia interna. Ainda durante o atendimento na pista, ele chegou a ser ressuscitado depois de sofrer uma parada cardíaca, mas não resistiu aos ferimentos posteriormente.

Em 11 de abril, Tomizawa conseguiu o melhor resultado de sua carreira ao vencer a abertura da temporada da Moto2, no Catar. Ao todo, ele somava 82 pontos na temporada e consta em sétimo lugar na classificação.

A pista de Misano já foi palco de outro grave acidente: em 1993, Wayne Rainey, tricampeão das 500cc e astro da categoria, caiu e, após ser atingido nas costas pela moto, ficou paraplégico.

A confirmação da morte de Tomizawa ocorreu pouco depois do final da MotoGP, pegando os pilotos de surpresa. As fontes médicas do centro médico disseram que o japonês não resistiu aos ferimentos. Os alto falantes do circuito anunciaram a perda para todos os presentes em Misano e o hospital registrou a morte às 14h20 (9h20, de Brasília).

Após o acidente, o espanhol Toni Elías venceu sua quarta prova consecutiva e a sexta da temporada na Moto2. Completaram o pódio Julian Simón, da Espanha, e Thomas Luthi, motociclista da Suíça. Agora, o vencedor tem 211 pontos, com muita vantagem para o segundo colocado. Simón, vice-líder, aparece apenas com 128, com Luthi em terceiro, com 124.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios