Catolicismo Romano

Monumento dedicado a João Paulo II é vandalizado na Polônia

Um monumento dedicado ao papa João Paulo II em Lodz, no centro da Polônia, foi vandalizado por ocasião do aniversário de 18 anos de sua morte.

Segundo as autoridades locais, a escultura, localizada em frente à catedral da cidade, estava parcialmente manchada com tinta vermelha e amarela, enquanto as palavras “Máxima Culpa” foram escritas com tinta branca no pedestal.

A frase faz referência ao título do livro publicado recentemente pelo correspondente holandês na Polônia, Ekke Overbeek, que revela que Karol Wojtyla “sabia” dos casos de abusos de menores por padres católicos na Polônia e ajudou a encobri-los enquanto ainda era cardeal na arquidiocese de Cracóvia.

O jornalista mora no território polonês há mais de 20 anos e investigou arquivos e entrevistou vítimas e testemunhas durante mais de uma década.

Após a publicação da obra, o partido de Jaroslaw Kaczynski, que chefia a legenda do governo polonês, lançou recentemente um ataque contra o livro, bem como contra o programa do canal privado criado por Maciej Gutowski com a mesma acusação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios