Notícias

Tribunal da Itália condena quatro por assassinato de jovem negro em 2020

Um tribunal da Itália condenou quatro réus pelo assassinato de Willy Monteiro Duarte, jovem negro de 21 anos espancado até a morte ao tentar apartar uma briga.

A Corte de Frosinone sentenciou os irmãos Marco e Gabriele Bianchi à prisão perpétua, enquanto Francesco Belleggia e Mario Pincarelli pegaram, respectivamente, 23 e 21 anos de cadeia. Além disso, os réus terão de pagar cada um 200 mil euros aos pais e 150 mil euros à irmã de Duarte.

Ainda cabe recurso, mas a sentença foi recebida com aplausos das pessoas que acompanhavam o julgamento, incluindo amigos da vítima. “É uma sentença justa”, afirmou Armando Duarte, pai do jovem assassinado.

O crime ocorreu em setembro de 2020, em Colleferro, nos arredores de Roma, e provocou consternação na Itália por causa de sua brutalidade.

Filho de imigrantes de Cabo Verde, mas nascido em Roma, Duarte era estudante de hotelaria e trabalhava como ajudante de cozinha em um hotel em Artena, vizinha a Colleferro.

Na madrugada entre 5 e 6 de setembro, tentou apartar uma briga envolvendo um amigo e foi espancado até a morte por um grupo de italianos. Segundo testemunhas, alguns dos agressores até pularam sobre o corpo inerte do jovem.

“Willy foi um exemplo de coragem e amizade, ele salvou minha vida”, disse Samuele Cenciarelli, jovem de 23 anos que estava com Duarte naquela fatídica madrugada.

Cerca de um mês depois do crime, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, concedeu uma medalha póstuma de “valor cívico” por causa do altruísmo de Duarte na defesa de seu amigo.

Por sua vez, o advogado dos irmãos Bianchi, Massimiliano Pica, afirmou que a sentença “contraria todos os princípios lógicos” e que o processo foi “midiático”. “Vamos ler as motivações e recorrer”, declarou. Segundo ele, Marco e Gabriele não tiveram “nenhum instinto violento”.

“Marco Bianchi assumiu sua responsabilidade imediatamente, dizendo que o havia atingido de lado. Gabriele jamais agrediu Willy”, acrescentou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios