Notícias

Atentado mata 4 soldados italianos no Afeganistão

Quatro soldados italianos morreram e outro ficou gravemente ferido em um atentado cometido neste sábado no oeste do Afeganistão, informaram à Agência Efe fontes do Ministério de Defesa.

Os cinco militares do Corpo de Alta Montanha estavam em um veículo que fazia parte de um comboio de mais de 70 veículos que sofreu um atentado a bomba no distrito de Gulistan, cerca de 200 quilômetros ao leste de Farah, na fronteira com a província de Helmand, ao sul do Afeganistão.

O militar ferido foi levado imediatamente de helicóptero ao hospital e, apesar do estado grave, estava consciente, declarou ao canal de televisão "SkyTg24" o assessor de imprensa do Estado-Maior de Defesa, Massimo Fogari.

Com as vítimas de deste sábado, já são 34 os militares mortos no Afeganistão desde 2004, quando foram enviadas tropas italianas a esse país.

O debate sobre a presença italiana no país foi reaberto quando seis soldados morreram em setembro de 2009, em um atentado com um carro-bomba em Cabul.

Após aquele atentado, o ministro de Defesa italiano, Ignazio La Russa, afirmou que "falar de uma estratégia de retirada" do Afeganistão podia ser interpretado como um "sinal de fraqueza" e "significaria um aumento da violência contra os soldados italianos".

Nessa linha, a Itália anunciou há um ano o envio de outros mil soldados ao Afeganistão antes do fim de 2010, em uma ação dentro da estratégia americana para impulsionar a estabilização do país a fim de agilizar a transferência da responsabilidade de segurança às autoridades afegãs.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios