Notícias

“G20 deve demonstrar que crise fez homem amadurecer”, diz Papa Bento XVI

O papa Bento XVI pediu aos líderes das maiores potências do mundo, que estão reunidos em Seul, na Coreia do Sul, para "demonstrar à história que graças à crise econômica e financeira o homem amadureceu".

Em uma mensagem endereçada ao presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e publicada no jornal vaticano L'Osservatore Romano, o Pontífice se dirigiu às autoridades que participarão da cúpula do G20 — grupo dos países mais ricos e dos principais emergentes — afirmando que "o mundo os observa".

Bento XVI considerou que o encontro tem "alcance global", mas também é "um sinal eloquente da relevância e das responsabilidades adquiridas pela Ásia no cenário internacional do século XXI".

No texto, o Papa pediu aos líderes "ter em consideração as consequências das medidas adotadas para compensar a crise" e exortou por "soluções duradouras, sustentáveis e justas".

O Santo Padre também recomendou que os chefes de Estado e de Governo sejam conscientes de que "os instrumentos adotados, enquanto tais, funcionarão somente se, em última análise, forem destinados à realização do progresso autêntico e integral do homem".

Ainda na mensagem, Bento XVI acrescentou que essas medidas, "para serem eficazes, deverão ser aplicadas de modo sinérgico e sobretudo com respeito à natureza do homem".

O G20, para o Papa, "responderá às expectativas em si depositadas e entregará ao futuro um verdadeiro sucesso se, a partir dos problemas diferentes e às vezes contrastantes que afligem os povos da terra, souber delinear os tratos do bem comum universal e demonstrar a vontade de cooperar para alcançá-lo".

A cúpula de Seul reunirá representantes de Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia.

A reunião foi precedida de um encontro com os ministros de Finanças e diretores de Bancos Centrais das nações do grupo, há duas semanas, também na Coreia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios