Notícias

Tribunal de Milão confirma 110 condenações contra membros da máfia calabresa

Tribunal de Milão confirma 110 condenações contra membros da máfia calabresaA corte de apelação de Milão confirmou 110 condenações contra membros da 'Ndrangheta, a poderosa máfia calabresa, por suas atividades criminosas na Lombardia, no norte da Itália. Após um "maxi-julgamento", o tribunal confirmou a maioria das sentenças definidas em primeira instância em novembro de 2011, mas, em alguns casos, as penas foram reduzidas.

Cosimo Barranca, considerado o chefe da família mafiosa em Milão, teve sua pena diminuída de 14 para 12 anos de prisão. A pena mais pesada -15 anos e três meses- foi imposta a Alessandro Manno, chefe da máfia em Pioltello.

Quarenta das 110 sentenças foram reduzidas. Durante a leitura do veredicto, que durou uma hora, os acusados por trás das grades aplaudiram ironicamente, parecendo desafiar os juízes.

O norte da Itália concentra grande parte das operações da 'Ndrangheta, presente em diversas áreas, incluindo a saúde.

Nas últimas décadas, a 'Ndrangheta se tornou a maior e mais temida das quatro organizações criminosas da Itália, que incluem a Camorra na região de Nápoles, Cosa Nostra na Sicília e a pequena Sacra Corona Unita (SCU), em Apulia (sudeste).

Particularmente especializada em tráfico de drogas, principalmente cocaína, a organização tem filiais em todo o mundo, incluindo Alemanha, Canadá, Suíça e Austrália.

O volume de negócios da 'Ndrangheta chega a milhões de euros por ano, graças ao tráfico de drogas e armas, segundo várias estimativas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios