Notícias

Tribunal de Nápoles intervém em time da Série B da Itália por elo com máfia

Um Tribunal de Nápoles, no sul da Itália, colocou o clube de futebol Juve Stabia, que disputa a Série B do país, em administração judicial devido a uma suposta infiltração da máfia.

O time, sediado na cidade de Castellammare di Stabia, na Baía de Nápoles, é o atual sétimo colocado na segunda divisão italiana e está na briga por um acesso inédito à Série A.

A intervenção foi pedida pelo Ministério Público de Nápoles e pelo procurador nacional antimáfia, Giovanni Melillo, que denunciou uma “subordinação” da Juve Stabia aos clãs D’Alessandro e Imparato, que integram a Camorra, a poderosa máfia napolitana.

“É um quadro geral preocupante. Trata-se do terceiro caso na Itália: antes da Juve Stabia, houve procedimentos análogos para o Foggia e o Crotone”, disse Melillo.

Segundo o procurador de Nápoles, Nicola Gratteri, os deslocamentos da equipe, os serviços de segurança, as bebidas e a gestão de ingressos estavam “nas mãos da Camorra”, e Melillo ainda reforçou que um parente do chefe do clã D’Alessandro foi presidente do clube.

A sentença que determinou a intervenção judicial também relata um episódio quando um jogador menor de idade, relegado ao banco de reservas pelo treinador nas categorias de base, decidiu recorrer ao pai, um expoente da Camorra em Castellammare di Stabia, para conseguir entrar em campo.

O caso ocorreu em agosto passado, e o mafioso disse ao menino para procurar um dirigente da Juve Stabia e lembrar de quem ele é filho.

“Meu gabinete tem a convicção profunda de que procedimentos análogos serão tomados para outros times no futuro. O quadro é verdadeiramente alarmante, e não diz respeito apenas às regiões onde as máfias estão tipicamente enraizadas”, disse o procurador nacional antimáfia.

Segundo ele, a presença de grupos mafiosos produz uma “degeneração das lógicas que regulamentam eventos esportivos”.

A Juve Stabia será administrada agora por uma equipe de profissionais nomeados pela Justiça, e não se exclui a hipótese de adiar jogos do clube pela Série B para dar tempo de reorganizar os serviços contaminados pela Camorra.

Com uniforme aurinegro, a Juve Stabia foi fundada em 1907 e refundada em 2002, após ter entrado em falência. Na temporada passada, o time ficou em quinto lugar na Série B e disputou os playoffs para o acesso à primeira divisão, quando derrotou o tradicional Palermo nas quartas de final, mas acabou superado pela Cremonese na semi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios