Notícias

Trump colocou paz “ao alcance” do Oriente Médio, diz governo italiano

O plano de paz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Faixa de Gaza colocou ao alcance um futuro positivo para o Oriente Médio, e a Itália teve um papel ativo para que isso acontecesse, disse o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores do país europeu, Antonio Tajani, à Câmara dos Deputados.

“O sucesso da iniciativa de paz lançada pelo presidente dos Estados Unidos poderia representar verdadeiramente uma virada histórica, transformando a face do Oriente Médio e, portanto, também do Mediterrâneo”, disse Tajani durante uma audiência no Parlamento.

No entanto o chanceler ressaltou que o sucesso do acordo entre Israel e Hamas “ainda pende por um fio, pois muitas variáveis permanecem indefinidas, desde a devolução dos corpos dos reféns assassinados até as formas reais de desmantelar a estrutura militar” do grupo islâmico.

“Mas esse fio de esperança está se mostrando sólido porque incorpora o desejo de paz de pessoas que sofreram muito de ambos os lados. Hoje, esta é a grande esperança que está emergindo. Esse futuro poderia finalmente estar ao alcance”, salientou.

Segundo Tajani, “o governo italiano apoiou este processo difícil desde o início, trabalhando de forma paciente e concreta, com dois objetivos muito claros: manter o diálogo entre as partes vivo e aliviar, tanto quanto possível, o sofrimento da população civil palestina”.

“Hoje, tenho orgulho de nossos esforços. Conseguimos desempenhar um papel ativo porque mantivemos canais de diálogo tanto com Israel quanto com a Autoridade Nacional Palestina nos últimos meses; muito poucos países podem dizer que fizeram o mesmo. Construímos pontes, apesar daqueles que queriam destruí-las”, acrescentou o ministro, em crítica implícita aos diversos protestos anti-Israel das últimas semanas na Itália.

“É assim que se trabalha pela paz, dia após dia, tecendo pacientemente, sem agitar bandeiras ou ceder ao sensacionalismo e a proclamações. A presença da premiê [Giorgia] Meloni em Sharm el-Sheikh para a assinatura dos acordos de paz demonstra que nosso país teve um papel reconhecido e apreciado por todos os nossos parceiros, começando pelos Estados Unidos”, afirmou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios